terça-feira, 15 de março de 2011

Cascavel e sua falta de "Curtura"

Pois é, as vezes me pergunto: Cascavel não tem produção cultural ou temos dificuldade de acesso a produção cultural de Cascavel?

Talvez as duas coisas.


Mas pelo menos uma delas poderia ser bem diferente. O acesso às produções culturais.

Semana passada eu li no portal do município que estaria rolando a abertura de uma exposição de fotografias do meu amigo Fábio Conterno no Museu de Artes de Cascavel (MAC). Achei super bacana. Eu iria (e vou) por três motivos óbvios: porque é do Fábio Conterno, grande fotógrafo; porque é uma exposição de fotografias (e eu adoro) e porque o tema é relacionado a mulher...

Tá, resolvi convidar uma amiga e passar lá mais tarde, depois do coquetel e aquelas formalidades de abertura. Não deu muito certo, já era muito tarde e estava fechado. Até ai tudo bem, era uma sexta, perto das 22h. Eu é que deveria ter chego mais cedo.

Mas ainda empolgado em querer ver a exposição passei no sábado e no domingo na frente do MAC. Só pra ficar com raiva mesmo. Eu não entendo como um museu de artes pode ficar fechado em um fim de semana.

Não deveria ser os dias mais movimentados? Até porque, as pessoas geralmente trabalham durante a semana e buscam atividades de lazer potencialmente nos fins de semana.

Como podemos incentivar a cultura se não temos acesso a ela? Mas o que esperar de gestores culturais que não conhecem "o tar do Zirardo"? É realmente indignante.

Bom seria que o povo (aquele que pega busão, porque não tem carrão) pudesse conhecer melhor as obras de arte que sempre são expostas no MAC. Dizer que não vai ninguém final de semana é fácil. Até porque se for, só vai poder espiar do lado de fora mesmo....

2 comentários:

  1. É isso aí. Pena que é assim aqui e em muitos outros lugares. Também acredito que espaços públicos de cultura, arte e lazer deveriam estar aberto "full time", mesmo que passasem a maioria do tempo somente para as moscas, pq tbm tem a recíproca o brasileiro tem "ódio" aos programas culturais, melhor mesmo é ir pro lago encher a cara e ouvir musica sertaneja.

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha... Concordo com o comentário acima, e o pior é que chamam de sertanejo "universitário", pensa na qualidade dos universitários dessa cidade...
    E na verdade, a dificuldade de acesso à cultura é talvez a centésima na lista das milhares de coisas que não funcionam aqui nessa cidade, ou que funcionam de maneira problemática, burocrática e lenta. Um pequeno exemplo é a nossa "funcional" prefeitura, lá é realmente um lugar onde reina a boa vontade e a disposição em resolver qualquer assunto, funcionários realmente bem treinados, remunerados e prestativos com os problemas da população. Você poderia escrever sobre isso...
    Adorei o post!!! Abçs!!!

    ResponderExcluir