segunda-feira, 23 de março de 2009

Paulo Bernardo garante que nova universidade não será afetada pelo corte no orçamento


Curitiba, PR – Um dia após o anúncio de que o governo federal fará um corte de R$ 21,6 bilhões nos gastos de custeio e investimento previstos no orçamento da União, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assegurou à deputada estadual Luciana Rafagnin (PT-PR) que o projeto de implantação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), com dois campi no Paraná, não será afetado pela medida.

“A expansão do ensino superior e técnico é uma prioridade do nosso país, que dá sustentação aos demais projetos de desenvolvimento”, disse. O governo federal também anunciou que blindará outros investimentos, como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, e o programa nacional de habitação, que será anunciado nos próximos dias.

Nos dias 24 e 25 de março, técnicos do Ministério da Educação (MEC) visitarão os municípios de Realeza e Laranjeiras do Sul para avaliarem as condições das áreas reservadas para a construção das instalações da nova universidade e para conversarem com as lideranças e representantes das organizações locais envolvidas no processo de implantação sobre, entre outras questões, os cursos que serão oferecidos em cada campus.

Depois, o presidente da comissão especial do MEC, Dilvo Ristoff, se reunirá com a coordenação do movimento pró-Universidade na cidade de Chapecó, SC, sede da nova instituição. O prefeito de Realeza, Eduardo Gaieviski, disse que considera importante a declaração do ministro do Planejamento. “É prova de que o governo federal está comprometido com o desenvolvimento da educação e com a interiorização do ensino universitário, além de confiante de que em breve retomaremos o crescimento com apostas seguras em setores estratégicos como a educação e a formação profissional”, disse.

Pelos cálculos do MEC, o primeiro vestibular da UFFS acontecerá ainda no final deste ano e as turmas terão aulas no início do ano letivo de 2010.

Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207/PR) – (41) 9658-7588
Foto: Fábio Rodrigues Possebom, da Agência Brasil

Contato: Deputada Luciana Rafagnin – (41) 3350-4087 / 3350-4249 – Em Francisco Beltrão: (46) 3524-0939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário